Quando os lucros são fruto de um monopólio!!!

Soubemos ontem para grande alegria de muitos dos nossos jornalistas da nossa praça que os lucros dos CTT cresceram 25% no primeiro trimestre para 22,3 milhões de euros, um valor que compara com os 18,1 milhões de euros alcançados no final do primeiro trimestre do ano passado.

CTT_02

Alegre-mo-nos então!!!

Um monopólio sem concorrência, privatizado e que faz serviço público sob a égide dos privados consegue ter lucros e aumentá-los!!!

Que gestores estes!!! Pessoas sofredoras que fruto do seu suor e do facto de terem um monopólio natural em mãos conseguirem crescer os lucros!!!

Acho que deveriam ser homenageados, o que me dizem?

Olhei para estas noticias e achei engraçado como é que uma empresa que não tem virtualmente concorrência consegue melhorar os resultados líquidos!!!

A fórmula deste governo é simples, privatiza-se a empresa e divide-se pelos amigos, aliás mais de metade dos acionistas institucionais dos CTT, têm lá membros do PPD/PSD como administradores e/ou advogados seus representantes em Portugal!!!

Antes emagreceu-se a rede fechando 124 estações de correio e abrindo 78 postos ligados a empresas privadas que devem manter é claro a mesma salvaguarda e isenção no tratamento das missivas!!! Mais de 800 postos são inclusivamente mantidos por juntas de freguesia com uma contrapartida ridícula mas que é aceite pois as autarquias preferem ter alguns gastos, nomeadamente com pessoal do que ver os seus idosos a deslocarem-se dezenas de quilómetros para receberem o seu cheque de reforma!!!

CTT_04

Despediram-se com esse processo centenas de trabalhadores (ao contrário do que foi dito pela Administração) e aumentou-se a precariedade na área da distribuição de correio nomeadamente nos CTT Expresso. Aliás é comum contratarem milhares de carteiros por três contratos e estes irem para casa após os mesmos e depois serem recontratados para mais três contratos!!! Milhares de funcionários vivem assim como carteiros a prazo, que de ano e meio em ano e meio são desempregados e depois recontratados para fazerem exatamente as mesmas funções!!!

Por isso, jovem dinâmico e desempregado se queres ser um precário continuo e receberes formação mínima e ao fim de três contratos seres despedido para seres recontratado passados seis meses para as mesmas funções, inscreve-te AQUI!!! Trouxas procuram-se e se forem jovens desesperados e carne para canhão, ainda é melhor!!! 

Infelizmente o serviço de distribuição mantêm-se pelas ruas da amargura, é normal perderem-se cartas e/ou serem estas mal distribuídas, desaparecerem encomendas e/ou chegarem com um atraso tal que se desespera pela espera!!! Quem como eu ia regularmente aos correios por motivos profissionais, via com regularidade quase diária os colaboradores de atendimento público a justificarem-se perante as falhas dos seus colegas da distribuição, que sendo uma esmagadora maioria de contratados a prazo sine die têm pouco ou nenhum brio no mesmo!!! Aliás é notório a degradação do serviço nesse âmbito, milhares de pessoas todos os dias têm que se deslocar ao posto, pois a nova moda generalizada destes contratados a prazo sine die é deixarem o aviso de levantamento da encomenda sem tocarem!!! Pudera não são pagos para esperarem mas apenas para cumprirem um horário que vai das 5h da manhã até às 12h!!!  Mas esta nova moda mas velha prática, dura há pelo menos mais de 10 anos, o pior é que se agravou nos últimos três anos!!! A falta de brio demonstrada é a todos os títulos condenável!!!

CTT_01

As fraudes generalizam-se com frequente impunidade por parte da administração, a coisa está tão sem controle, que são os próprios funcionários da distribuição e que estão fixos, se bem que a coberto do anonimato que as denunciam!!!

A distribuição de correio empresarial é a pior possível, primeiro alargaram as áreas de distribuição, segundo a rotatividade destes distribuidores é igual à rotatividade dos distribuidores do mercado residencial, terceiro só fazem as áreas de forma alternada (tipo de dois em dois dias) e isto quando as fazem!!! O clima é tal que muitas empresas alteraram a maneira de receber e/ou de pagarem e muitas já não recebem nem pagam por cheque e apenas e só por transferência bancária!!!

O sistema de saúde, dos funcionários dos CTT, degradou-se e agora são tratados como se fossem mais uns dentro de um seguro de saúde de grupo que é manifestamente pior do que o que existia!!! Muitos dos que agora estão nas estações dos CTT são obrigados a vender a todo o custo tudo, deste cautelas, a livros passando por seguros, etc… Pensaríamos tal impigimento continuo é bem remunerado pela a administração, pois bem, descobri à pouco tempo que não!!! Que apenas é parte da sua função e que não se permeia o mérito, eis então uma empresa privada de excelência que permeia os seus trabalhadores que cumprem os seus objetivos!!!

Por isso dou os parabéns à administração dos CTT por conseguirem estes lucros, tudo à custa de melhores serviços, trabalhadores motivados e cereja em cima do bolo, clientes satisfeitos!!!

Anúncios

Argumente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s