É o cinismo!!!

Para quem não sabe a origem da palavra em si até que tem um sentido positivo, para os cínicos, o propósito da vida era viver na virtude, de acordo com a natureza, ou seja a escola cínica filosófica tem um sentido que podemos considerar benéfico para o ser humano.

O problema é que o extremo do uso desse sentido acaba por ser sempre o seu negativo, ou seja, se estás sempre contente com o que tens bem e como não nutres preocupação com o teu próprio sofrimento, a saúde ou a morte, também, dificilmente sentirás o sofrimento dos outros e foi por isso que a palavra cinismo adquiriu a conotação que tem hoje em dia, de indiferença e insensibilidade ao sentir e ao sofrer dos outros.

E é neste sentido que eu uso a palavra para explicar o completo cinismo que foi a cerimónia oficialização do acordo de coligação entre o PPD/PSD e o CDS-PP para as próximas legislativas, este fim de semana, em Guimarães!!! Primeiro reproduzamos as declarações dos dois seres iluminados que lideram os dois partidos (agora oficialmente) coligados.

e_o_cinismo_pp01

Primeiro Paulo Portas (o tal que é líder da oposição) dixit:

Só um facto verdadeiramente importante, uma razão cima de todas as outras fundamenta esta coligação. Esse facto e essa razão é Portugal, é os portugueses (…) o interesse nacional deve prevalecer sobre os interesses, legítimos aliás, de fação ou de partidos“;

Agora que a emergência terminou, deem-nos uma boa razão para arriscar tudo e deitar fora o esforço feito e voltar à casa de partida. Não há necessidade (…) quem gera mais confiança para investir em Portugal (…) são (…) aqueles que tudo confiam a mundo de ilusões e promessas que nunca se sabe como se paga (…) ou a coligação que (…) tem um plano viável (…) desconfiem dos que prometem de empregos que nunca criaram. Só vos dão ilusões“;

O (…) plano viável (…) contempla (…) a garantia de um défice abaixo de 3% (…) o controle da dívida pública (…) o compromisso de acabar com a sobretaxa sobre o IRS parcela a parcela (…) de cuidar dos aposentados sem causar buracos monstruosos na Segurança Social. (…) é um plano viável, positivo, tem o realismo que outros dispensam e constitui um facto de esperança“.

e_o_cinismo_pc01

Segundo Passos Coelho (o tal que é líder do (des)governo) dixit:

os dois partidos não oferecem aos portugueses um caminho de promessas fáceis, de ilusões nem de facilidades (…) que não vão entrar seguramente por esse leilão“;

As pessoas sabem com o que podem contar da nossa parte: com responsabilidade, com prudência, com exigência. É desta massa que será feita a recuperação do nosso país

Pela amostra a demagogia de sound bytes promovida pelo líder da oposição Paulo Portas parece ser mais profícua que a do líder do (des)governo Passos Coelho!!!

Mas analisemos a lata deste verdadeiro duo vimaranense qual Dupont e Dupont!!!

O Paulinho das Feiras jura a pés juntos que o objetivo da coligação não é como uma rêmora manter-se à tona de água à custa do PPD/PSD mas sim que o interesse é o país e os portugueses e mais que o interesse nacional é o que prevalece sobre o interesse dos partidos, certo a pergunta que fica é porque é que então não concorreu sozinho? Afirma que já acabou a emergência social!!!! Que geraram confiança!!! Que criaram empregos!!! E que tem um plano viável que passa…e agora vamos nos espantar…controlar a dívida pública!!! Acabar com a sobretaxa!!! Cuidar dos aposentados!!! E que isso constitui esperança!!!

Inacreditável, será mesmo que este acreditou no que disse? Ou é assim um tão bom ator? A velhacaria tem algum limite? E o limite é o puro cínismo!!!

O Passos Tenor Coelho secundou o seu amiguinho das feiras e jurou a pés juntos que não irá por um caminho de promessas fáceis, de ilusões nem de facilidades!!! A pergunta que fica é o que é que então o outro acima disse, foram sound bytes ou promessas? E que é um modelo de responsabilidade!!! Um homem com prudência!!! E que dele terão exigência!!!

De facto a cara tacho é uma boa característica!!! Será que será tão responsável e exigente como o foi no seu não pagamento à Segurança Social? Que foi tão prudente nas suas promessas anteriores e que por isso não cumpriu nem uma? O cinismo que neste caso ultrapassou todos os limites!!!

Mas escolheram a cidade de Guimarães, isso foi a cereja no topo do bolo, pois embora lhe chamem a cidade berço, está historicamente comprovado que apenas foi centro administrativo de forma provisória, daí que até nisto aqueles dois infelizes erraram!!!

Mas a demagogia patrioteira de quem entregou grande parte do país a estrangeiros, desde chineses, passando por franceses e acabando em norte-americanos soa tão a falso como suou este jantar!!!

É o cinismo!!!

 

Anúncios

Argumente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s