Essa tal “liberdade”…

O programa da coligação apresentado na quarta-feira, fala muito em: Liberdade!!!

Sim a liberdade de escolha na saúde e educação…

E em que é que se traduz essa liberdade?

Na Saúde, passaríamos para um serviço de saúde para pobres, o atual SNS, para aqueles que não podem pagar serviços de seguro privados e o sistema de saúde para ricos, mas com uma nuance, os pobres pagam também para os ricos terem o seu sistema de saúde!!!

Como?

Vejamos a liberdade que esta coligação apregoa é a seguinte, todos nós pagamos para que haja exames no sistema privado e público, mas quem acede preferencialmente e prioritariamente ao sistema privado são quem a este acede e paga a pronto (os que têm dinheiro) e/ou pelo seu seguro de saúde (efetuando co-pagamentos)!!!

Por isso alegre-mo-nos…a liberdade da saúde serve para que todos nós beneficiemos grupos privados de saúde…que vão atender preferencialmente quem lhes paga a totalidade ou alguma coisa a pronto, pois do estado irão receber entre seis meses a um ano!!! E se o caso for complicado…vai diretamente para o SNS, pois os privados não servem para resolver problemas complicados que na sua essência gastam muito dinheiro a resolver!!!

Esta é a liberdade na saúde…todos beneficiamos os grupos privados hospitalares que irão tratar os pobres como seres de segunda categoria…que irão para o SNS!!!

Este sistema também irá perder os seus melhores médicos e a maioria das suas valências por falta de investimento público na sua manutenção!!!

O paraíso dos tubarões da industria privada de saúde…sol na eira…e/ou fundos públicos…chuva no nabeiro…exclusão dos pobres e problemas complicados e com grandes custos para o SNS!!!

essa_tal_liberdade01

Na Educação, passaríamos do atual serviço universal e público, para um serviço totalmente privado, desmantelando e/ou tornando as escolas/institutos/universidades públicas com gestão privada e/ou vendendo todas as escolas da rede aos grupos privados!!!

Neste cenário, o sistema que agora temos que é tendencialmente público com algumas lacunas sendo supridas pelo sistema privado, passaria a ser totalmente privado!!!

Como?

A inserção do “cheque-ensino” tem esta marca, pois já não é preciso haver escolas/institutos/universidades públicas!!!

Deste modo, todas as escolas/institutos/universidades públicas seriam transformadas numa primeira fase em instituições geridas de forma privada, mais tarde as que fossem rentáveis seriam vendidas, as outras seriam “coisas” em que o estado meteria uns dinheiros e com o tempo ou as fecharia e/ou entregaria a batata quente aos municípios!!!

Assim já não haveria que ter na sua folha de pagamentos milhares de trabalhadores de entre professores, investigadores, auxiliares de educação e funcionários administrativos!!!

O estado também se livraria dos custos de manutenção e de investimento de milhares de edifícios e património em que investiu alguns milhares de milhões nos últimos quarenta anos passando para os privados e/ou municípios esse património!!!

Eis o sol radioso os privados ficarem com um património valioso a módico custo e as melhores e mais viáveis e rentáveis escolas/institutos/universidades!!!

essa_tal_liberdade02

Resumindo o que é que implica então essa tal “liberdade”? O melhor para os privados e o pior para o público central e/ou municipal!!! Que grande liberdade essa!!!

Anúncios

One thought on “Essa tal “liberdade”…

Argumente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s