Um BIG MAC de cumplicidades

Hoje recebi a Visão (sou assinante) e o que me aparece lá sobre Marco António Costa é devastador, mas aquilo que eu já caracterizei aqui de “Barão assinalado…” tomou agora outro nível!!!

É isso que pretendo tratar neste post que reflete as preocupantes cumplicidades de vários atores ligados à investigação e justiça na proteção desta eminência parda e barão assinalado da coligação (e dentro desta do PPD/PSD) e governo atual!!!

O artigo desta semana desenvolvido ao longo das treze páginas é escrito em forma biográfica com algumas caixas (artigos a amarelo e com o desenvolvimento de assuntos específicos próprios) sobre a figura de Marco António Costa (v. MAC) e intitulado: “Como cresceu o BIG MAC“. Daí o titulo deste post, aludindo a esta designação, que parece que é comum a esta figura dentro do PPD/PSD e às cumplicidades descritas que este tem com vários atores ligados à investigação judicial e à justiça!!!

um_big_mac_de_cumplicidades02

Na primeira e segunda caixa vem explicado os amigos/conhecidos de Marco António Costa, de entre estas duas destaco a segunda caixa e chamo a atenção nesta para a figura de Bolota Belchior que é descrito como e cito “parceiro de um escritório de advogados” em que “trabalha ainda um amigo de Marco e Bolota: Reis Martins, que trabalhou na Polícia Judiciária durante 28 anos até 2006. Foi quadro superior de investigação criminal, docente do Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais e subdiretor nacional adjunto da PJ“. A coisa não seria preocupante se este não tivesse incluído no quadro intitulado “Marco e os seis magníficos” numa referência clara aos seus amigos mais próximos!!!

Entretanto o que é que é descrito que tornam algumas destas amizades estranhas ao ponto de ao longo dos anos este personagem escapar impune a várias suspeitas/investigações/certidões!!!

Primeiro a sua ligação de amizade, de negócios e profissional (chegou a ser empregado deste) a Joaquim Silva, mais conhecido como Mirita, dono da Norteáguas e ao seu filho Rui Silva ambos personagens suspeitos e com negócios no limbo da legalidade na região norte!!! Estas relações são tão dúbias que o primeiro morreu de forma violenta, após a enésima ameaça que fazia com um revolver ilegal que usava impunemente e que alguém menos cobarde do que o ameaçador e farto deste lhe limpou a fanfarra ao som da bala e o segundo, filho deste, de ser uma referencia ainda viva no norte em processos de fraude fiscal e outros crimes de colarinho branco a grande maioria em processo de investigação, pelos vistos ser amigo de Marco António Costa costuma compensar!!!

No decurso da reportagem é referido que na Câmara de Valongo, Marco António Costa, deteve ao longo dos anos um papel bem diferente daquele que exercia por lá oficialmente, citam-se vários testemunhos diretos e noticias de órgãos de comunicação locais para que não haja dúvidas, de entre estas atividades não oficiais temos desde ligações a construtoras, influências várias no processo de privatização/concessão ruinoso das Águas de Valongo, financiamentos ilegais ao PPD/PSD e JSD locais e por fim o caso Plano Especial de Realojamento de Valongo em que o BPN Crédito se queixou judicialmente de ter sido burlado em 1,5 milhões de euros por ter atribuído este dinheiro à empresa falida e construtora do programa PER/Valongo,  ECOP, de forma irregular (aparentemente foi duplicado de dinheiro que esta já tinha recebido) depois de Marco António Costa passar como vereador uma carta de conforto em nome da autarquia de Valongo para a concessão de um crédito sem nenhuma cobertura. Mas foi preciso o processo sair da área do Porto/Norte para que o Supremo Tribunal Administrativo (situado em Lisboa) dar razão a esta pretensão da BPN Crédito, isto  mais de dez anos depois, pois a justiça em Portugal faz-se com prazos propositados para prescreverem em favor dos militantes do PPD/PSD!!!

Mas a coisa é ainda pior, com o mesmo cargo de Vereador em Valongo, em 2003 é descrito (e documentado pois é publicado um documento em que o nome deste aparece) que Marco António Costa faz parte da lista de presentes de Natal faustosos dados pela empresa, VJC de construção civil, depressa se alude na caixa da noticia em que se alude ao caso que então tal “pagamento de favores diretos” ainda não é crime, não vá eu e os leitores desta investigação acharmos que o pobre homem coitado então fazia coisas ilegais!!! Não nessa altura, ou seja em 2002, apenas os presentes talvez atribuídos no processo “Face Oculta” é que eram crime já os atribuídos e documentados presentes de uma construtora a Marco António Costa são em si cândidas demonstrações sem influência nenhuma direta entre o ganho de concursos desta entidade de concursos no qual Marco António Costa era vereador!!!

Também é descrito com pormenor outros casos no qual Marco António Costa tem uma influência direta mais mais uma vez é-lhe no decurso da noticia desculpada com candura o tráfico de influências, primeiro no contrato ruinoso, apontado no relatório público pelo Tribunal de Contas, na concessão/privatização das Águas de Valongo, segundo nas dezenas de autorizações de construção ilegais em que dois técnicos camarários foram condenados (com pena suspensa) em que estes referem explicitamente para os autos que obedeceram a ordens dos eleitos políticos!!! Mas como naquela altura eram do PPD/PSD a justiça nada achou estranho e nem os chamuscou!!! É interessante ver a dualidade de critérios, por aqui pelo sul e na autarquia de Cascais, por apenas suspeitas (mais tarde e após anos de julgamento popular dadas e comprovadas como infundadas) foram levantados dezenas de processos a José Luís Judas!!! O fator de distinção é simples, a cor política da Câmara!!! Uma, a de Cascais, era PS e a outra, a de Valongo, PPD/PSD!!!

um_big_mac_de_cumplicidades03

Mas a coisa não acaba em Valongo e evoluiu para a Câmara de Vila Nova de Gaia em que, Marco António Costa como vereador das finanças é de novo apontado com provas documentais publicadas (emails e documentos legais como faturas) como traficante de influências, aliás cita-se de novo dezenas de testemunhos diretos, noticias de jornal e até as várias noticias já avançadas pela Visão das ligações suspeitas de Marco António Costa e do seu universo de homens de mão seja no partido (a nível local/distrital e nacional) e/ou na autarquia e empresas municipais desta a contratos ligados às empresas de Cristina Ferreira (Grafivest/Webrand). Mas vai-se mais longe na investigação em causa e numa caixa intitulada “Menezes e Marco: ‘censurados’ e ‘tóxicos’.” refere-se exclusivamente a auditoria ao Tribunal de Contas à Câmara de Vila Nova de Gaia num período em que Marco António Costa foi Vereador do pelouro financeiro nos quatro dos cinco anos do relatório, e o que é que é referido neste? Arrasa-se completamente a gestão deste Vereador em termos de gestão desde o processo de concessão/privatização da empresa de Águas de Gaia (este BIG MAC adora as empresas de águas municipais) até à gestão patrimonial e financeira da câmara e neste ultimo caso com a contratação de contratos swaps ruinosos para esta autarquia (parece ser uma característica deste PPD/PSD este amor por swaps) e acabando na divida de mais de 450 milhões de euros em despesas sem cobertura efetuadas e deixadas por estes dois senhores quando geriram a Câmara de Vila Nova de Gaia!!! Sim leram bem: 450 milhões de euros!!!

Mas no meio destas coisas todas nada é investigado e/ou dado seguimento a processo judicial? Por acaso até é!!!

Em 2006/2007 a denúncia de um ex companheiro de partido e vereador (vira -casacas pois era vereador do PS) da Câmara de Valongo então desiludido, Eduardo Madeira, que denuncia enquanto deputado municipal inúmeras ilegalidades dá origem a uma certidão de investigação, esta por caso nunca explicado extravia-se em 2007!!! Mas desde então nada é apurado nem é dado seguimento, aliás após a noticia de 2007 do JN nada se sabe!!! Sabe-se apenas que o tal Eduardo Madeira é condenado por calunia e assim se cala as denuncias e se desaparece com documentos que nunca apareceram e que nunca foram refeitos e de novo reenviados, aparentemente os investigadores da polícia judiciária tinham apenas uma cópia e por isso não puderam imprimir outra nem reenviá-la!!! Em 2007 os computadores nem existiam e era tudo passado à máquina de escrever manual e não haviam gravações virtuais de documentos nem muito menos emails!!!

Eis como se protege ao mais alto nível, Marco António Costa!!! Por isso teremos dúvidas que tudo o que vem a público será investigado e depois arquivado por falta de provas, perdido em certidões de investigação entre entidades de investigação e tribunais e deixado esquecido em gavetas de polícias judiciários esquecidos, delegados do ministério público atarefados e juízes assoberbados de trabalho!!!

A impunidade de Marco António Costa é apenas a ponta do icebergue dos restantes senhores que o rodeiam, é interessante ver que por muito menos e sem suspeitas (fundamentadas em discurso/testemunhos diretos), noticias de jornais fundamentadas com fotocópias de documentos, relatórios de entidades oficiais de inspeção (como o Tribunal de Contas) e certidões de investigação perdidas está um ex-Primeiro Ministro preso, vários ex-Ministros com processos em cima e uma já condenada (Maria de Lurdes Rodrigues) e dezenas de investigações (muitas delas arquivadas por faltas de prova ao fim de anos de noticias e manchetes de jornais) e de condenações a vários autarcas!!!

um_big_mac_de_cumplicidades04

O que distingue estes últimos de Marco António Costa e de quem o rodeia!!!

Sim adivinharam, a cor do cartão partidário.

O de uns é rosa o dos outros laranja e e/ou azul!!!

Eis como é que o PPD/PSD e o CDS-PP passam impunes pelos meandros judiciais num BIG MAC de cumplicidades que mete nojo em quem por fora as observa e que começa a estar farto destas!!!

2 thoughts on “Um BIG MAC de cumplicidades

  1. É de loucos ? se sofrer do coração não deve ler este BIG MAC,só este BARÃO da direita, só este, a justiça tem matéria criminal apurada nas gavetas do poder judicial; que equivalem a mil engenheiros JOSÉ Socrates mil digo eu, avaliar por baixo.vergonha Nacional

    Gostar

Argumente