Que horror até os pobres votam!!!

No próximo fim-de-semana realiza-se um referendo na Grécia, quer dizer acho eu!!! É que depois do seu anuncio, por Alexis Tsipras, as chancelarias da zona euro em pânico e depois de perceberem que poderão ter que gramar com toda a dívida grega e pior que servir de garantia a esta sujeitando-se à fúria dos especuladores de dividas e moedas, correram a ligar à Grécia a tentar negociar!!! Dão um ar de duronas, mas foi isso que esteve a acontecer!!!

E porquê? E se no referendo convocado por Alexis Tsipras para 5 de Julho, no qual este governante vai referendar e bem se a opção do povo é por mais austeridade e aceitação das regras dos credores externos e/ou por um cumprimento estrito do seu programa eleitoral que é negociar sim mas não sob chantagem, não sob a batuta dos chamados “credores” der para o torto? E ganhar o Não!!!

Quem salva esses senhores?

Poderão estes dizer que a Democracia e o resultado nas urnas deve ser ignorado?

Poderão dezoito governos democráticos referir que o processo legitimo democrático de um décimo nono nada vale?

E pior, poderão fazer tábua rasa desse processo sem serem julgados pelos seus próprios eleitorados?

Esse é o problema!!! É que não se pode pregar que se representa democraticamente dezoito povos e depois ignorar a democrática opinião de um décimo nono!!!

É que por horror dos horrores em referendos até os pobres votam!!! Sim aqueles que ficaram pobres diante as políticas de austeridade que foram impostas aos gregos e aos seus sucessivos governos nos últimos seis anos também votam!!!

E esse é que é o outro grande problema!!!

Tanta farronca!!! Tanta coragem!!! E tanto medo!!!

E porquê o medo?

É que se o não ganha o primeiro-ministro grego vem legitimado popularmente para não avançar nem sequer um milímetro do que existe no seu programa eleitoral e a União Europeia, a Zona Euro, o Banco Central Europeu e o FMI ficam com um grande problema em mãos!!!

que_horror_ate_os_pobres_votam02

E se o sim ganha também não se poderá mexer nas duas ultimas propostas sobre a mesa é que a pergunta ao contrário do que tem sido referida até que é bastante clara:

Deverá ser aceite o projeto de acordo que foi submetido pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25.06.2015 e que compreende duas partes, que constituem uma proposta unificada? O primeiro documento designa-se ‘Reformas para a Conclusão do Programa Atual e Mais Além’ e o segundo ‘Análise Preliminar da Sustentabilidade da Dívida’.

As possibilidades de resposta serão “Não Aceite/Não” e “Aceite/Sim“.

Ou seja os “credores” ficam agarrados de qualquer maneira!!!

É que vejamos, ganha o SIM, que dizem que é o final mais favorável, e um de dois cenários:

O governo fica e assina os dois acordos que não vão dar em nada e daqui a seis meses estaremos na mesma situação!!! Será pior para as instituições credoras pois terá um governo nada motivado para aplicar a humilhação e será de nova posta contra a parede agora com um governo do Syriza que demonstrou à sua população que tentou e aplicou a “via dos credores” e o povo e a economia grega ficaram iguais e/ou piores!!!

O governo do Syriza, desautorizado demite-se e convoca eleições gerais referindo que não irá implementar o mesmo e ganha as eleições e relegitimado refere que o referendo foi o ato eleitoral, e pior ao demitir-se entrando em gestão não tem poderes para negociar qualquer acordo e a situação é adiada por mais entre quinze dia a um mês!!! E todos os efeitos negativos que isso poderá gerar estão no cenário seguinte!!! E se ganhar de novo? Também se passa para o cenário seguinte, ou seja, é como se o NÃO ganhasse!!!

que_horror_ate_os_pobres_votam02

Ganha o NÃO, que nos dizem que é o cenário mais negativo e um de dois cenários:

O governo grego relegitimado não se move nenhum milímetro da sua decisão e caso os credores não aceitem as suas propostas agora relegitimadas com o voto popular irá passar o ónus de todo o desastre para a União Europeia, a Zona Euro, o Banco Central Europeu e o FMI. Não podendo os outros membros da Zona Euro e da União Europeia forçar a saída da Grécia destes espaços!!! O Artigo 50.º dos Tratados (consolidados) da União Europeia, que regem tanto a União como a Zona Euro, é muito claro têm que ser os próprios países a pedir a saída e não podem ser expulsos!!! A Grécia irá apostar nessa responsabilização total. E quais as consequências deste ónus e desta responsabilização, vejamos: primeiro a moeda euro é atacada em força por todos os especuladores financeiros que apostam na sua descida; segundo dá-se uma fuga massiva de capital reserva nesta moeda baixando a sua cotação face a outras moedas fortes e concorrentes, como o Dólar, a Libra, o Yen, o Rublo e o Yuan chinês isto por um lado é positivo pois as exportações ficam mais baratas, mas muito mais negativo pois as importações ficam mais caras e como a Zona Euro da União Europeia é altamente deficitária nomeadamente em matérias primas e em combustíveis a inflação irá aumentar; terceiro o default da Grécia irá aumentar a pressão sobre as taxas de juro nas economias com dividas públicas maiores, os candidatos são para além dos suspeitos do costume, Portugal, Espanha e Irlanda, a Itália, a França e a Bélgica (pois são países que têm uma dívida pública muito superior ao PIB que conseguem gerar); quarto a dívida é assumida por todos os credores coletivamente pois a Grécia dirá e bem que não tem dinheiro para pagar, e quais são esses credores, o Banco Central Europeu, o FMI e todos os outros bancos centrais que pertencem à Zona Euro, pois não é o povo grego que irá pagar, não meus amigos numa união monetária se um falha todos os outros são responsáveis em ultimo caso pela falha do que entra em default, e esse é o grande problema é que vai aumentar a todos os défice pois terão que caber nos seus défices e/ou superavits o dinheiro em falta!!!

O NÃO ganha e a Zona Euro e a União Europeia tentam expulsar a Grécia, pois é não podem!!! Nem uns nem outros o poderão fazer!!! Como já referi Artigo 50.º dos Tratados (consolidados) da União Europeia, que rege tanto a União como a Zona Euro, é muito claro e esta segundo os tratados tem que pedir para sair e não o fará nem da União Europeia nem da Zona Euro e porque não!!! Porque quem pagará o default da Grécia será em ultimo caso todos nós!!! O Banco Central Europeu pode cortar as verbas aos bancos gregos cortando-lhes o fornecimento de dinheiro, o problema é que muitos destes bancos são detidos por bancos não gregos e um dos maiores até é detido por um português, provocando um efeito de contágio que não é mensurável nas restantes economias e por isso este não o fará!!! Pior se o FMI que é o único que pode autonomamente suspender/expulsar a Grécia e lhe cortar fornecimento de divida e o acesso a estes mercados, fica na mão com um enorme buraco, pois um terço da dívida grega, qualquer coisa como 120 mil milhões de euros, é referente a esta instituição, que terá que imputar aos seus membros e quais são os maiores dos seus membros!!! Pois adivinharam para além dos U.S.A./E.U.A. é a União Europeia, ou seja o efeito bomerang é imparável e nós todos pagaremos sempre de alguma maneira ou de outra!!!

Daí o medo!!! Daí o pânico!!! Daí que a farronca é metida no saco!!!

Em qualquer dos casos vença o sim ou o não!!!

Vejamos qual o resultado que no meu entender seria o melhor?

Pessoalmente estou divido:

Por um lado gostaria que ganhasse o SIM não porque isso iria aliviar os “credores” da Grécia nem porque isso iria aliviar a pressão de Portugal mas apenas porque sei que os dois acordos em causa irão falhar redondamente e daqui a entre seis meses a um ano teremos outro programa e desta vez talvez estes chamados de “credores” tenham uma dose maior de realismo!!!

Por outro gostaria que ganhasse o NÃO para que o povo grego não passasse por mais um período de experimentalismo e sofresse na pele mais austeridade, mais desemprego, mais pobreza e mais desespero!!! E partir-se logo para os finalmente deste jogo e pôr logo contra a parede do realismo quem se denomina de “credor”!!!

Venha o que vier estaremos cá para ver com a certeza de que nada ficará como dantes!!!

que_horror_ate_os_pobres_votam01

Por isso e no domingo, seja qual for o resultado pois todos dependemos dele, eu serei grego!!!

Anúncios

Argumente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s