Calypso / Calipso

Dríver drive fáster and máke a good rún
Down the Spríngfield Line únder the shíning sún.

Flý like an aéroplane, dón’t pull up shórt
Till you bráke for Grand Céntral Státion, New Yórk.

For thére in the míddle of thát waiting-háll
Should be stánding the óne that Í love best of áll.

If he is nót there to méet me when Í get to tówn,
I’ll stánd on the side-walk with téars rolling dówn.

For hé is the óne that I lóve to look ón,
The ácme of kindness and pérfectión.

He présses my hánd and he sáys he loves mé,
Which I fínd an admiráble pecúliaritý.

The wóods are bright gréen on both sídes of the líne;
The trées have their lóves though they’re different from míne.

But the póor old fat bánker in the sún-parlour cár
Has nó one to lóve him excépt his cigár.

If Í were the Héad of the Chúrch or the Státe,
I’d pówder my nóse and just téll them to wáit.

For lóve’s more impórtant and pówerful thán
Ever a príest or a póliticián.

calypso_calipso01

Maquinista, guia mais depressa e faz uma boa viagem
Até à linha de Springfield sob o sol cintilante.

Voa como um avião, não pares bruscamente
Até travares na Grande Estação Central, em Nova Iorque.

Pois lá no meio daquela sala de espera
Deve estar aquele que eu mais amo.

Se ele não estiver à minha espera quando eu chegar à cidade,
Ficarei no passeio com lágrimas banhando-me no rosto.

Ele é quem eu gosto de contemplar
– Acme de bondade e perfeição.

Agarra-me uma das mãos e diz quanto me ama,
O que penso ser uma admirável excentricidade.

Dos dois lados da linha os bosques são de um verde vivo;
As árvores têm os seus amores embora diferentes do meu.

Mas o infeliz banqueiro, velho e gordo, na luxuosa carruagem
Não têm alguém que o ame a não ser o seu charuto.

Se eu fosse o chefe da igreja ou do estado,
Empoaria o nariz e diria para esperarem.

Pois o amor é mais importante e poderoso
Que um sacerdote ou um político.

calypso_calipso03

Wystan Hugh Auden, dito W. H. Auden, in “Calipso” de “Diz-me a verdade acerca do amor” (maio de 1939)

Argumente

