A ultima oportunidade…

Hoje à noite há o debate entre António Costa e Catarina Martins na TVI24 e claro que o irei ver até porque na RTP1 deve começar algures quando este debate decorre os Prós e Contras de uma RTP partidarizada, que a pedido do Ministro que a tutela, resolveu fazer um debate partidário a partir de uma opinião partidária de um dirigente laranja!!! Mas o que é que torna este debate tão interessante? É que o mesmo é a ultima oportunidade de Catarina Martins, líder do BE, de dizer claramente se é líder de um partido útil ou inútil para a democracia portuguesa, ou seja, se será a sombra do PCP ou não!!! Joga por isso o futuro do BE e espero sinceramente que escolha palavras claras e corretas!!!

Entre a utilidade e a inutilidade de se votar BE!!!

sem_alternativa_a_esquerda00

Já deixei aqui claro que considero que o BE está a entrar na deriva de ser um partido satélite do PCP e que a continuar nesta senda será um pormenor partidário condenado à extinção e/ou com o tempo ao abraço de urso do PCP!!!

Não vejo razões sequer para que alguém realmente de esquerda (e não fascista de esquerda) que não quer esta direita a governar ache que o seu voto no BE tem alguma utilidade, até agora Catarina Martins afirmou taxativamente que não irá se coligar com o PS e esse não parece até taxativo, mas… (e este até aparece no discurso dela) nunca o disse de forma clara, veio sempre com umas formulas torneadas de “que as políticas e as votações na linha de direita tomadas pelo PS inviabilizam a junção dos dois partidos” ou que “O PS para fazer um governo de direita precisa do Bloco de Esquerda? Não, para isso tem os partidos de direita!!!

E porque é que esta líder que é tão dura e tão clara com as palavras noutras circunstancias se põe com rodriguinhos de linguagem nesta altura do campeonato?

Porque esta sabe que é a diferença entre o partido dela e os potenciais votantes no BE continuar a votar ou pelo contrário votarem útil no PS!!!

Daí se falar da utilidade ou inutilidade do voto no BE!!!

O eleitorado do BE já referi, é distinto do que vota PCP, e mesmo dentro deste eleitorado há os que votam PCP (e sim CDU não existe) apenas e só para as autárquicas, mas o do BE é esmagadormente volátil porque vota tático, um exemplo claro da falta de fidelidade do eleitorado do BE existe nas autárquicas, em que se o PCP consegue conquistar votos, o BE desce muitas para scores que são mais de metade menos do que estes têm em eleições legislativas (nas ultimas autárquicas o BE teve 120 mil votos concorrendo em autarquias por todo o país e teve nas legislativas que precederam quase 290 mil votos).

A ultima oportunidade…

ultima_oportunidade01

E eis que chegamos ao ponto interessante do debate desta noite, será que o BE, e a sua porta-voz nacional, se vai deixar de rodriguinhos de linguagem e ser clara!!!

Ou seja será que esta vai dizer ao seu eleitorado não fiel que o voto no BE é inútil!!! Será que vai ser clara e perder com isto os tais 120 mil eleitores que não são fieis ao BE (e já estou a dar de barato que 50 mil votos se desviaram devido ao BE não concorrer nas suas autarquias embora nisto não contabilize os votos do BE em coligações como no Funchal por isso acho que até estou a dar uma margem razoável)!!!

Ontem falava com um dirigente do BE do Seixal, que estava apesar da reservas da sua líder a esta candidatura, a apoiar o candidato Sampaio da Nóvoa à Presidência da República e pude lhe fazer esta pergunta diretamente: O BE irá ou não coligar-se/fazer um acordo de incidência parlamentar pós-eleitoral ao/com o PS se este partido não tiver maioria absoluta? A resposta que tive foi um mão cheia de torneamentos!!!

A alergia à clareza neste assunto por parte do setor dirigente do BE é compreensível, mas estes têm que pensar que nestas eleições esses tais 120 mil votos são de pessoas que estão a pensar de forma muito clara a votar taticamente no PS, já não é o primeiro que me diz “que pode não gostar do PS, mas se o BE for de novo uma muleta da direita” e se isolar como o PCP num “eles PS de direita e nós a verdadeira esquerda” o BE perderá esses votos e muitos mais potenciais e tenderá a ser uma triste versão do partido do Táxi, mas à esquerda!!!

É porque não basta ser uma ótima oradora ou fazer grandes confrontações com x ou y personagem, João Galamba do PS também o foi e que me conste não lidera o PS, o que se exige a Catarina Martins é que seja clara e que faça aquilo que pede muitas vezes na Assembleia da República a quem a confronta, ou seja, que diga se vai ou não coligar-se/fazer um acordo de incidência parlamentar pós-eleitoral ao/com o PS se este partido não tiver maioria absoluta?

E só há duas respostas, SIM ou NÃO!!! O PS é um partido que vale mais de entre quatro a dez vezes mais o peso eleitoral do BE, pelo que é ridículo dizer ao gigante “olha anda cá e mete a cara no chão se queres uma festinha“, ou o BE ACEITA iniciar um diálogo e abre a porta a isso ou NÃO é claro e simples e não tem grandes pré condições!!!

E que fique claro que nunca tive nenhuma simpatia pelo BE, nem nunca votei BE (não voto em partidos anti-semitas), dou-me com dirigentes do BE pelas pessoas que são e não pelo partido que lideram e de passagem digo que a nível local acho que conseguimos construir algumas pontes (o mesmo se passa como o PCP), pelo que o meu aviso nem tem nada de simpático ou de antipático, é apenas a constatação de um facto puro e duro!!!

E vou ser claro quanto aos factos, hoje a Catarina Martins joga a ultima oportunidade de dizer a cerca de metade do seu eleitorado potencial se o voto no BE é útil ou inútil, que a razão e por extensão o bom juízo esteja com esta, pois isso significa a sobrevivência ou não do BE enquanto partido!!!

Anúncios

Argumente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s