Reflexão

Neste dia cabe-nos fazê-la, muitos de nós já decidimos mas com certeza existem muitos indecisos e é a estes que me dirijo, falando de mim e dos meus e usando essa experiência pessoal para REFLETIR no que está em jogo dia 4 de outubro e qual a razão porque devemos ir votar.

refelexao02

O que nos assalta a muitos de nós é ver que o nosso futuro pode mais uma vez ser adiado por mais quatro anos, e repetir-se nos próximos quatro anos o que se verificou nos últimos quatro anos e meio, mas existem pessoas que não se resignam e que acreditam que pelo futuro temos que apostar na confiança!!!

Não acredito nem nunca acreditei em “amanhã´s que cantam num país de camponeses, operários e pescadores isolados de tudo como uma jangada de pedra” como o PCP/CDU,  nem muito menos, em “futuros risonhos de facilitismos rebeldes de nós contra a Europa e a Europa a se conformar connosco ou fazemos birra e…ficamos com outro resgate em cima” como aconteceu com a versão Syriza que o Bloco de Esquerda gostava.

Há na esquerda de facto apenas um voto que conta, aquele que define quem será o partido que governará nos próximos quatro anos em contraposição à coligação que nos desgovernou nestes últimos quatro anos e meio.

Olhar à nossa volta vermos o estado em que estamos e a que chegamos foi a parte mais difícil para mim e para os meus!!! Ver os meus pais e todos os meus familiares seniores e reformados a serem cortados nas suas pensões que consideravam estáveis e/ou através dos impostos a ser-lhes retirada uma parte importante do seu rendimento!!! Assistir a dezenas de amigos meus que emigraram, alguns para destinos tão distantes como a Austrália, China e Singapura, outros bem mais próximos mas distantes em pensamento e verificar que dos meus colegas de escola e de infância uma grande parte deles já não reside em Portugal e que eu mesmo assim sou um felizardo/privilegiado porque tenho uma rede familiar coesa e estável que me permitem a mim e ao meu irmão e família por aqui ainda aguentar, mas sentir que se isto não der uma volta, até nós teremos também que seguir o nosso caminho por esse mundo, isso é asfixiante, angustiante e deixa-me preocupado.

Quantas mais centenas de milhares de jovens e não jovens irão soçobrar e emigrar enquanto assistimos ao riso e escárnio do mentiroso patológico que nos desgovernou nos últimos quatro anos, chamado de Passos Coelho e ao histérico que o acompanha como líder do partido sombra da coligação, a dizerem que está tudo bem e que agora se pode voltar a viver por aqui!!!

um_paf_aos_portugueses04

Quais as perspetivas de esperança que nos dão? Serão essas a cópia do programa que editaram à quatro anos e que agora propõem no essencial? Mas que garantias nos dão agora se em quatro anos e meio nada o fizeram para o cumprir?

Quantas centenas de milhares de seniores irão ver mais uma vez ver as suas reformas cortadas em nome dos 600 milhões de Euros que este duo de mentirosos se comprometeram já a cortar no plano que apresentaram à União Europeia e quantos desses serão meus familiares, que sofrem com a situação, pois são eles que muitas vezes aguentam os seus e/ou amigos que infortunadamente se encontram em situações de dificuldade?

um_mentiroso_a_prometer_abrir_o_jogo01

Quantos milhares mais irei ver precisarem das novas “sopas do Sidónio” alimentadas pelas campanha de um Banco Alimentar Contra a Fome que é liderado pelo novo Movimento Nacional Feminino da política da caridadezeca que as tias (direi antes cre_ti(n)as) deste meu concelho de Cascais, acham fino apoiar!!! Dá-me vontade de esmurrar sem razão nenhuma os pobres dos escuteiros e outros voluntários que me estendem o saco pois olho para estes como os promotores da nova política humilhante de redistribuição de alimentos, dos que podem para os que não podem, deixando o estado que deveria de ser social, apenas estar a operar como um estado que depende da caridade de terceiros e demissionário de todas as suas funções sociais!!!

o_pais_das_crianças_jonet02

Recebo todos os dias pedidos de apoio da mais variada espécie, não consigo acorrer a todos, lamento não consigo e isso deixa-me embaraçado, angustiado e muito triste, acorro aos mais urgentes mas faço para mim a pergunta: quantos mais pobres escondidos e envergonhados iremos nós e quem nos rodeia apoiar de forma discreta? Porque sei que eles nada têm e só desejam manter o pouco de dignidade que lhes resta!!!

Não consigo confiar em sonsos que falam mansamente de um futuro improvável, em traidores que nos entregaram a instituições financeiras internacionais para resgatarmos bancos que os seus amigos faliram ou em submarinos que compraram e do qual receberam luvas, em mentirosos patológicos que em escassas semanas dizem que diversificar fontes de financiamento da segurança social é absurdo e que ainda nesta semana disseram que era uma boa ideia e em cretinos como o meu Presidente da Câmara, Carlos Carreiras, que usa idosos como arma de arremesso caluniosa política só para ver se arranca alguns votos!!! Ando farto desses “sem vergonha na cara” que nos desgovernam a nível nacional e a mim pessoalmente a nível local, e farto de os ver tanto a um como a outro nível a empregar centenas a milhares de amigos com ordenados faraónicos e de os encontrar em ações de campanha quando deveriam estar a justificar o ordenado obsceno que ganham para nada fazerem ou para terem um nome bonito num cartão qualquer!!!

Não consigo escrutinar o tal país que recupera!!!

Não consigo, com esses senhores, olhar para a luz ao fundo do túnel e sentir não uma aragem fresca mas sim e apenas um silvo de um comboio que ao fundo se aproxima a toda a velocidade para me atropelar!!!

Não consigo ser positivo e ter confiança no futuro e num futuro neste país, se tudo ficar na mesma!!!

refelexao00

Lamento mas não consigo e não me resigno a um destino trágico ao conformismo pacifico dos que comem e calam, por isso tenho que olhar para o futuro diferente dos que acreditam que existe uma alternativa, um caminho que confia nos portugueses e não os maltrata, que confia que com realismo e fazendo uma verdadeira quadratura no círculo somos capazes de reanimar a economia, manter os mínimos sociais, respeitar os reformados e pensionistas e de forma progressiva acreditar que o estado é o dinamizador e impulsionador do crescimento!!!

O que quero é ser feliz, ser feliz implica desejar estabilidade e felicidade aos que me são próximos e esperança aqueles a quem esta foi roubada e alguma dignidade aqueles a quem esta foi tirada para que com o seu trabalho sejam úteis à sociedade onde vivem e que voltem a confiar e a acreditar num futuro melhor, um futuro em que se aposte na confiança!!!

E é nessa confiança que pode e deve ser diferente, que não acredita nem no amanhã que canta isolacionista nem num futuro de rebeldes suicidas mas sim numa via realista que mesmo sabendo que se aguenta dentro de uma linha muito ténue entre o esmagamento do compromisso de pagamento de uma dívida impagável e não só redistribuindo mais rendimentos às famílias para estas poderem sair da asfixia que muitas deles se encontram!!! Como contando com o apoio através desta Europa (de egoístas) e dos seus planos de desenvolvimento, que  felizmente já lançaram, e que através destes se apoie instituições publicas que por sua vez irão induzir o crescimento interno da economia, através do seu investimento, reforçando o papel dos poucos sectores económicos que sobreviveram a este choque brutal embora muitos deles com a corda na garganta!!!

mas_qual_povo_pa02

Temos que voltar a confiar porque só isso nos dará e trará futuro!!!

Por isso dia 4 de outubro irei votar pelo futuro porque temos que apostar na confiança!! Irei votar PS porque Eu Confio que o país pode ser governado por alguém que sendo experiente não é aventureiro e que muitos menos foi mentiroso!!!

No fundo, o que fica desta minha reflexão é: eu_confio

Argumente

