Bom ano de 2016 & considerações várias

Antes demais e a todos um Bom ano de…

2016

Considerações várias…

O ano que passou foi mais um ano perdido para o nosso país, isto na sua grande parte, pois tivemos a governar Portugal um conjunto de irresponsáveis que embora ganhando mais mandatos na Assembleia da República felizmente foram afastados do Governo. 🙂 Deixando assim um prenuncio para este ano que começa de um governo da maioria dos portugueses que governe tendo em conta todos e não apenas alguns que ou caíram nas falinhas mansas ou acreditam que é governando contra a maioria que está contra as políticas que os seus representantes preconizavam!!! Olho para assim para o ano que começa com mais optimismo, pois no país assiste-se ao retorno de uma politica pensada de e para as pessoas e não de e para os “mercados”!!! António Costa, novo primeiro-ministro apoiado maioritariamente na Assembleia da República, resumiu e bem, num artigo de opinião que publicou no Diário de Noticias (até nisto é diferente do anterior) intitulado “Ano novo, tempo novo“, o que pretende e ao que vem: “O ano de 2016 é por isso marcado por este tempo da urgência de relançar a economia portuguesa e de recuperar as fraturas sociais da austeridade, de combate à precariedade. Mas a este tempo de urgência junta-se uma visão estratégica de reforço da cidadania, modernização da economia e do Estado, de desenvolvimento do país que assentará nos pilares do conhecimento: a cultura, a ciência e a educação. São estes os fatores-chave em que teremos de investir para afirmar a sociedade do conhecimento, para retomar o caminho do progresso e da igualdade e para preparar o nosso país para os desafios do século XXI.

antonio_costa_artigo_opiniao_DN

Internacionalmente o Daesh (nome ofensivo árabe porque é conhecido, e bem, o ISIL/”Estado Islâmico”) está a ser derrotado militarmente e ao mesmo tempo está a formar-se uma nova identidade nacional. Este novo país que é baseado numa história, numa cultura e num território comum e que tem bases democráticas, igualitárias, laicas e ambientalmente sustentáveis (ao contrário da “Palestina” em que nada disto acontece apesar de ser chique se dizer que sim), é o Curdistão. Tanto no Iraque em que já são de facto um estado autónomo, como na Síria onde se aliaram a Árabes, Assírios e Arménios formando uma identidade multi-cultural e multi-religiosa, criando Rojava, como na Turquia onde a guerra civil que agora se iniciou, os Turcos, não conseguirão pôr fim nem sequer a vencer!!! Pois no Iraque e na Síria, os Curdos (Turcos, Iraquianos, Sírios e Iranianos) criaram as bases como combatentes duros em que defrontaram um inimigo bem maior do que um exercito turco, desorganizado e cheio de Curdos, que irão num futuro próximo e em massa abandonar uma instituição (militar), que já não é laica nem republicana (como foi) mas que serve apenas os interesses de um partido islamita que governa a Turquia de forma cada vez mais autocrática e que nada tem de moderado, pois foi com a ajuda da Turquia que se treinou, financiou (e financia) e passam os combatentes para o Daesh!!!

curdistao

A nível pessoal, novos projectos apareceram e é com renovada confiança que olho para este ano de 2016 que agora começa, e já agora cada vez mais adoro a minha namorada, mas gostava de vos dizer que continuarei a ser:

Um espírito independente, mas social-democrata verde (e militante) do PS!!!

Ambientalista militante, mas não extremista!!!

Racionalista crente, mas ferozmente laico!!!

Maçon e defensor dos valores da Liberdade, Igualdade e Fraternidade mas a desejar a todos um ano cheio de Força, Sabedoria e Beleza!!!

É que há coisas que independentemente do ano que nunca mudam…e essa meus amigos é aquilo que vos posso prometer…é que Jano (que é o que se celebra realmente nesta festividade) não é só mudanças e transições mas o passado e o futuro!!!

E é nesse passado que me baseio sempre para construir o meu futuro.

2015-onda-2016-praia

 

Anúncios

Argumente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s