Há lodo no cais…

Sim há lodo no cais e o PS nada faz!!!

O que temos hoje no jornalismo português é uma montanha de lodo, a mesma que me faz não acompanhar o que estes produzem seja televisivamente, seja em noticias escritas…

A rádio lá me vai safando, tornei-me assim um informado pela radiofonia…e é assim que me vou escapando à info-exclusão noticiosa absoluta…

Recentemente a Gerigonça publicou um artigo que desmontava mais uma mistificação jornalística, a mistificação seria que o  “Abandono de idosos não será criminalizado“, até ao ler-se as várias peças (sim com copy pastes do take da LUSA apareceram no JN, DN e etc… e tal) fica-se com a impressão que de facto não se explica tudo, no artigo da Geringonça esclarece-se que: “Como qualquer jurista minimamente competente confirmará, o abandono de idosos já é crime (consoante os casos, de maus tratos ou de violência doméstica). O que não se criminalizou – e bem – foi o abandono quando ele acontece em meio hospitalar. E compreende-se bem que assim seja por duas razões: a primeira é que, se o bem jurídico protegido é o da saúde ou bem estar do idoso, como sustentar a existência de um crime quando esse idoso é deixado precisamente no único local onde a sua saúde é garantida?” E acrescenta-se: “Em segundo lugar, essa criminalização, a ocorrer, poderia conduzir a um resultado perverso e muito pior: quem – independentemente do juízo moral que se possa fazer -, por carência e desespero, se visse forçado a deixar um familiar idoso, ao invés de o colocar num hospital, para evitar o crime, poderia ser tentado a abandoná-lo num outro local onde nenhuma assistência lhe fosse prestada.” Deste modo e conclui-se que: “Defender o contrário é pura demagogia e não salvaguarda os idosos; pelo contrário, expõe-os a riscos acrescidos. O título do jornal é sensacionalista e induz em erro. Mas é, como facilmente se constata, falso.

Assim e de uma penada deita-se por terra um mau titulo jornalístico efetuado para acicatar ódios contra este governo e o seu Ministro da Saúde bem como a maioria que o apoia. Não me consta que tenha havido algum desmentido e/ou retificação aos vários títulos e às várias noticias todas estas construidas com o alto patrocínio da LUSA!!! Pois todos os órgãos de comunicação social fizeram reproduções quase iguais com variantes de pormenor sendo o mais mentiroso e escabroso, o do Observador, que põe em sub-título este trecho: “A maioria de esquerda no Parlamento deve impedir que o abandono de idosos em lares e hospitais seja criminalizado. O projeto-lei foi apresentado pelo PSD/CDS-PP, ainda em 2015.” não explicando nada no corpo da noticia a clara intenção é a de provocar o ódio contra “a esquerda“, esses maus que são contra a criminalização de tais atitudes!!! Mas este jornal que não esconde que é de extrema-direita e que de isenção jornalística tem pouco…é apenas o usuário da informação errada transmitida pela LUSA!!!

Mas este é apenas um exemplo como muitos outros, pois se quiséssemos desmontar mesmo alguma coisa precisaríamos todos os dias de dez artigos como este!!!

Mas este artigo ajuda a perceber o lodo em que caiu a LUSA e/ou uma RTP…já o sabíamos…não ajuda é perceber porque é que o PS não decapita as direções administrativas e de redação desse dois órgãos de informação…sim e que o faça de forma política pois foram políticos quem para aí foi nomeado!!!

E ao fazê-lo não impõe, profissionais que sigam a ética e o Código Deontológico dos Jornalistas na direção destes órgãos que são públicos…e que deverão continuar a ser…e que estes novos nomeados tenham a obrigação de punir internamente e de forma exemplar quem não o cumpra, aplicando estes e em ultimo caso, ou seja que haja um recorrente caso de incumprimento, a pena ultima de despedimento com justa causa!!!

O Código Deontológico dos Jornalistas, que deveria ser aplicado pelo Sindicato dos Jornalistas é letra morta, a bandalheira instalou-se à muito tempo, como provam recentes decisões de mera advertência, sem consequências de maiores para quem prevarica, como por exemplo o retirar da carteira profissional, autonomia que este sindicato teria mas que não o faz pois é cúmplice com a bandalheira existente!!!

O PS quando esteve no governo sempre foi frouxo com estes comissários políticos, nomeados pelos anteriores governos de direita e extrema-direita, está na altura de deixar de ser parvo e de dragar e limpar todo este lodo que fede no cais!!!

SONY DSC
O lodo que impede cidadãos como eu de poderem beneficiar do que pagam e ter alguma possibilidade de ter o mínimo de isenção jornalística!!!

Não o fazer é ser cúmplice com estes e continuar a que o lodo que está no caís impeça o barco de chegar a bom porto e que mais importante desanuvie esse ar do cheiro a podre que exala da impressa portuguesa, nomeadamente da paga por todos nós!!!

Anúncios

One thought on “Há lodo no cais…

  1. Li na diagonal o teu artigo que concordo em grande parte porém essa tua introdução faz prever uma opinião contrário ao Governo do PS.

    E, depois, ao ler mais adiante percebi que tens uma opinião séria e desprendida de demagogias. Eu também tenho visto coisas muito boas neste Governo do PS apesar de, infelizmente, ainda não ter colhido nenhumas.

    Porém as mudanças de políticas que acontecem num novo Governo só se fazem sentir a meio do seu mandato e nunca no seu início quanto mais ainda a forma em como este Governo consegue a sua maioria para governar.

    Gostar

Argumente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s